Antiga sede da Saúde passa a oferecer consultas com especialistas e terapias complementares

  Data da Publicação: 11/07/2018
Antiga sede da Saúde passa a oferecer consultas com especialistas e terapias complementares

* 'Trouxemos a média complexidade para onde ela deve estar, porque os aparelhos de raio-x e de eletrocardiograma estão bem aqui, no próprio hospital', argumentou o diretor municipal de Ação em Saúde, Leandro Feronato (Comunicação/PMT)

Localizado nas dependências do Hospital Municipal São Francisco, o espaço onde funcionava a Secretaria de Saúde de Tamarana até o início de junho recebeu adaptações e melhorias e, desde o último dia 25, passou a abrigar as consultas com cardiologista e ortopedista oferecidas pelo município. Anteriormente, as duas especialidades atendiam na Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Plínio Pereira de Araújo, da região central.

As consultas com psiquiatra que eram feitas na UAPS do Centro também foram transferidas para o novo local. Já os pacientes psiquiátricos da UAPS Padre Carmel Bezzina, do Jardim Juny, por ora seguem a receber esse tipo de atendimento na própria unidade. "Temos avaliado se vamos trazer os pacientes da psiquiatria do Juny para cá", afirmou o diretor de Ação em Saúde de Tamarana, Leandro Feronato.

Desde a mudança, as três especialidades médicas têm atendido, em média, 70 pacientes por semana. "Além de o espaço que era da secretaria ser reaproveitado, trouxemos a média complexidade para onde ela deve estar. É mais coerente, porque os aparelhos de raio-x e de eletrocardiograma estão bem aqui do lado, no próprio hospital", exemplificou Feronato.

Além disso, a antiga sede da secretaria passou a abrigar um Centro de Terapias Integrativas e Complementares. A iniciativa, até então inédita em Tamarana, foi implantada pela atual gestão municipal e tem oferecido acupuntura para os usuários locais do Sistema Único de Saúde (SUS). Em breve, o tratamento por meio de terapia floral que o município já realiza também irá para o local. "Os médicos já foram avisados sobre o início das atividades do centro e eles vão começar a fazer encaminhamentos", contou o diretor de Ação em Saúde.

Conforme Leandro Feronato, autoridades nacionais e internacionais já reconhecem a eficácia desses tratamentos. "As terapias complementares são recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde como eficazes para combater diversos problemas, mas a maior parte da população ainda não sabe dos benefícios que elas podem trazer".

O diretor de Ação em Saúde informou que o Centro de Terapias Integrativas e Complementares do município está de acordo com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, do SUS, e, desse modo, já foram solicitados recursos federais que irão bancar a aquisição de materiais necessários para as terapias.

O Centro de Terapias Integrativas e Complementares está situado na Rua Cornélio Fico, 175, Centro, no mesmo prédio do Hospital Municipal São Francisco.

 

Lucas Marcondes Araújo - Comunicação/PMT