Prefeitura Municipal de Tamarana | Associação de produtores de leite de Tamarana recebe título de utilidade pública

Data da Publicação: 11/07/2018

* Luciano Choucino, da Associação de Produtores de Leite, e o secretário Fernando Macedo (Comunicação/PMT)

A Associação de Produtores de Leite de Tamarana e Região recebeu nesta terça-feira (10), durante a reunião mensal do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, o título de utilidade pública concedido pelo governo do Paraná para a entidade. O secretário de Agricultura do município, Fernando Macedo, foi quem entregou o documento para o presidente da associação, Luciano Choucino.

A iniciativa, apresentada pelo deputado estadual Tiago Amaral na Assembleia Legislativa do estado, passou por votação na Casa e, após aprovada, transformou-se na lei 19.560/2018, publicada na edição 10.215 do Diário Oficial do Paraná.

Fundada há três anos, a Associação de Produtores de Leite de Tamarana e Região conta com 17 famílias associadas. Para o presidente do grupo, o documento irá abrir caminho para fomentar negócios no setor. "O título de utilidade pública representa um grande ganho para a associação, porque vai viabilizar parcerias para que a gente melhore a produção de leite e a própria qualidade genética dos animais", afirmou Luciano Choucino.

E as oportunidades para correr atrás dessas melhorias, conforme o secretário de Agricultura, estão próximas. "Em outubro deste ano, vai ser aberto um novo edital do Pró-Rural, mantido pelo governo estadual, em que eles vão poder pedir a compra veículos e equipamentos agrícolas", exemplificou Fernando Macedo.

De acordo com o secretário, há uma série de entidades de agricultores do município que também têm condições de buscar iniciativas semelhantes. "Tamarana possui mais de 18 associações de produtores rurais e a gente quer ajudá-las a colocar toda a documentação em ordem para que elas possam ter acesso aos programas dos governos estadual e federal".

Vacinação contra brucelose – No encontro desta terça-feira, os produtores rurais também foram avisados sobre a vacinação contra brucelose, que está programada para começar ao início de agosto. A imunização, que é fornecida gratuitamente pela Prefeitura de Tamarana, é destinada às bezerras de três a oito meses de idade que pertencem aos agricultores familiares do município. Líderes comunitários da zona rural presentes na reunião receberam listas para repassar aos moradores de suas localidades que possuem animais enquadrados nos parâmetros da vacina.

Quem não tiver acesso a listagem pode procurar a própria Secretaria municipal de Agricultura, que fica na Rua Albino Lovo, 85, Centro, e atende de segunda a sexta-feira (das 8h às 12h e das 13h às 17h). Devem ser informadas a quantia de cabeças a serem imunizadas e a localização do imóvel. Quando a vacinação ocorrer, o proprietário tem de disponibilizar botijão de gás para a marcação dos animais – que precisam estar presos – e também providenciar pessoal para segurar as bezerras.

Novos servidores na Emater – Ainda durante a agenda do conselho, a coordenadora regional do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Marli Parra, comunicou que a unidade do órgão em Tamarana passará a contar com um veterinário, um engenheiro agrônomo, um assistente social e um técnico agrícola a partir de 1º de agosto. Os quatro novos profissionais foram chamados recentemente pelo governo do Paraná e irão reforçar o quadro de servidores da Emater no município.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável reúne-se em toda primeira terça-feira do mês, às 9h, na sede da Secretaria de Agricultura. Excepcionalmente, o encontro de julho foi realizado na segunda terça-feira.