Prefeitura Municipal de Tamarana | Campanha reforça combate à violência contra crianças e adolescentes

Campanha reforça combate à violência contra crianças e adolescentes

Data da Publicação: 03/05/2018
Campanha reforça combate à violência contra crianças e adolescentes

* Cras de Tamarana realizará reuniões nesta terça-feira (8), às 8h30 e 13h30, para debater enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantil (Rogério Machado/SECS)

O Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é em 18 de maio, de modo que todo o mês é especialmente dedicado ao tema. Para ajudar a combater essas situações de violência, a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social do Paraná lançou nesta semana a campanha "Não engula o choro", já que, conforme a pasta, o silêncio impede que o poder público tome conhecimento desses casos e intervenha de maneira adequada.

De acordo com a secretaria, quando algo está errado, a criança se comunica mais por sinais não verbais – entre eles, o choro. Além disso, em qualquer idade, é preciso prestar atenção ao surgimento sem causa aparente de outras atitudes, tais como irritabilidade constante, olhar indiferente, apatia e distúrbios do sono.

Órgãos públicos municipais de Tamarana também fazem parte da rede de proteção à criança e ao adolescente. Denúncias devem ser encaminhadas ao Conselho Tutelar do município por meio dos telefones 3398-1975 e 9 9943-6212. O celular atende em plantão de 24 horas por dia, a qualquer dia da semana – e também aceita ligações a cobrar.

O mês de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes será, inclusive, tema de reuniões no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Tamarana, na próxima terça-feira (8), às 8h30 e às 13h30. Toda a comunidade está convidada para debater a questão. A unidade fica na Rua Durval Azevedo Costa, 128, Jardim Esperança. Mais informações podem ser obtidas no telefone 3398-1960.

Lucas Marcondes Araújo - Comunicação/PMT (com informações da Agência de Notícias do Paraná)