Prefeitura Municipal de Tamarana | Defesa Civil informa medidas a serem tomadas em tempestades de raios

Defesa Civil informa medidas a serem tomadas em tempestades de raios

Data da Publicação: 21/02/2019
Defesa Civil informa medidas a serem tomadas em tempestades de raios

* Defesa Civil de Tamarana pode ser acionada nos telefones 3398-1976 ou 9 9971-5284. Órgão fica no prédio da prefeitura (Reprodução/Pixabay)

As chuvas, mesmo que rápidas, têm sido frequentes em Tamarana nos últimos dias. Algumas delas trazem consigo uma quantidade expressiva de raios, que, além de assustar, podem causar prejuízos materiais e, em situações mais extremas, colocam vidas humanas em perigo.

De acordo com a Defesa Civil do Paraná, estas são algumas das medidas que devem ser tomadas em caso de temporal acompanhado de descargas elétricas:

• Preste atenção à previsão do tempo (www.simepar.br) para o princípio e fim da tarde, quando ocorre a maioria das trovoadas.
  • Evite áreas altas. Busque refúgio em lugares baixos.
  • Abrigue-se no interior de edifícios. Permaneça longe de portas e janelas.
  • Não trabalhe em cercas, alambrados, linhas telefônicas ou elétricas e estruturas metálicas.
  • Automóveis oferecem excelente proteção contra raios: se você estiver na direção de um veículo, permaneça dentro dele. Por outro lado, não opere tratores ou máquinas para rebocar equipamentos metálicos.
  • Não retire ou coloque roupas em varais de arame enquanto houver tempestade.
  • Quando acampar, monte sua barraca longe de pontos com maior probabilidade de queda de um raio, tais como árvores altas e isoladas.
  • Não permaneça dentro d'água durante as tempestades.
  • Certifique-se de que a tempestade passou completamente antes de prosseguir seu caminho. Muita gente morre por se aventurar cedo demais.

Mais orientações da Defesa Civil sobre outros tipos de desastres naturais podem ser conferidas nesta página (bit.ly/comoagiremdesastresnaturais).

Em Tamarana, a Defesa Civil municipal atende nos telefones 3398-1976 e 9 9971-5284. O órgão fica no prédio da prefeitura (Rua Izaltino José Silvestre, 643, Centro).

Lucas Marcondes Araújo - Comunicação/PMT (com informações da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil)