Prefeitura Municipal de Tamarana | Em Tamarana, mulheres contam com programação especial durante Outubro Rosa

Em Tamarana, mulheres contam com programação especial durante Outubro Rosa

Data da Publicação: 04/10/2018
Em Tamarana, mulheres contam com programação especial durante Outubro Rosa

* UAPS do Centro oferece preventivo de câncer de colo de útero às terças e quintas-feiras . Já na unidade do Jardim Juny, exame é realizado às segundas e quartas-feiras. Atendimento é das 17h às 20h (Reprodução/Pixabay)

Em ação que conta com o apoio de parceiros da sociedade civil, as secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde irão oferecer uma série de atividades gratuitas para as mulheres de Tamarana nesta terça-feira (9), das 10h às 15h. O evento, que ganhou o nome de "Cras e Saúde com Você no Outubro Rosa", será realizado no Ginásio Sérgio Yoshiaki Suzukawa, localizado no Complexo Esportivo Sebastião Sidônio de Araújo, o Centro Social Urbano.*

Além de dicas de saúde e informações a respeito de serviços prestados pela Assistência Social, haverá orientação jurídica para as mulheres, corte de cabelo para o público feminino e apresentação de dança de crianças do Projeto Solipar, entre outras atrações. Também serão comercializados produtos cultivados por agricultoras familiares locais.

"A gente quer que toda a população feminina participe para se conscientizar sobre as diferentes questões que envolvem a mulher", afirmou a psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Professora Sueli Dias de Paula Oliveira, Deise Saito.

Coleta de preventivo – Além disso, a Secretaria de Saúde tem ofertado o exame preventivo de câncer de colo do útero em horário diferenciado para as mulheres do município ao longo deste mês.

Até o fim de outubro, a Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) do Centro (Plínio Pereira de Araújo) realiza o procedimento toda terça e quinta-feira, das 17h às 20h. Já na UAPS do Jardim Juny (Padre Carmel Bezzina), a coleta do preventivo ocorre às segundas e quartas-feiras, também das 17h às 20h.

Há ainda atendimento por livre demanda: as usuárias que procurarem as UAPS para o preventivo em demais horários poderão fazê-lo sem necessidade de agendamento prévio (o mesmo vale para as unidades da zona rural).

* O local do evento foi alterado em razão da previsão de tempo chuvoso para esta terça-feira (9).