Prefeitura Municipal de Tamarana | Endemias visita escolas para conscientizar sobre riscos da dengue

Endemias visita escolas para conscientizar sobre riscos da dengue

Data da Publicação: 15/03/2018
Endemias visita escolas para conscientizar sobre riscos da dengue

* Crianças conheceram de perto as larvas do mosquito transmissor da dengue (Comunicação/PMT)

Os estudantes de duas unidades municipais de ensino de Tamarana tiveram uma aula diferente nos últimos dias. É porque a equipe de Combate a Endemias da Secretaria de Saúde local visitou as escolas Professora Taeko Lima Almeida (07/03) e Professora Iracema Torres Rochedo (13/03) para conscientizar os meninos e meninas sobre os riscos causados pelo Aedes aegypti.

"Falamos com as crianças a respeito das doenças [dengue, zika e chikungunya] transmitidas pelo mosquito e reforçamos a importância de elas colaborarem em casa para não deixar água acumulada em locais que podem servir como criadouro do inseto", detalhou o coordenador de Endemias do município, Guilherme Garcia.

A equipe de Endemias passou por todas as turmas das duas escolas. O coordenador fez avaliação positiva do trabalho de conscientização que, conforme Garcia, não irá parar. "Há outras ações educativas que pretendemos executar ao longo do ano. Os alunos e professores receberam bem nossa iniciativa. Levamos tubitos com larvas para que eles pudessem ver de perto o desenvolvimento do Aedes aegypti", exemplificou ele.

Números da dengue – Realizado na primeira quinzena de janeiro, o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de Tamarana apontou que a taxa de incidência de focos do mosquito estava em 2% – índice que deixou a cidade em situação de médio risco. A próxima amostragem está prevista para abril.

De acordo com o boletim epidemiológico semanal da Secretaria da Saúde do Paraná divulgado na terça-feira (13), Tamarana teve 25 notificações de casos suspeitos de dengue de agosto de 2017 até o momento, mas nenhum deles foi confirmado.