Prefeitura Municipal de Tamarana | Estado e município firmam acordos para ampliação de pontes de Tamarana

Estado e município firmam acordos para ampliação de pontes de Tamarana

Data da Publicação: 12/03/2018
Estado e município firmam acordos para ampliação de pontes de Tamarana

* Chefe regional do Instituto das Águas do Paraná, Alex Ribeiro; prefeito Beto Siena; secretário Pepe Richa e o presidente da Câmara de Vereadores de Tamarana, Tega Fabiano (Comunicação/PMT)

A Câmara de Vereadores de Tamarana ficou lotada na última sexta-feira (9), quando autoridades e moradores acompanharam a solenidade de assinatura dos termos de cooperação entre o governo do Paraná e a prefeitura municipal para reforma e ampliação das pontes dos rios Apucaraninha e Claro, localizadas na zona rural do município. O prefeito Beto Siena recebeu o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho, o Pepe Richa, para o firmamento do acordo.

Por meio dos documentos, a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística cedeu seis vigas de sete metros e 42 guarda-rodas para a ponte do Rio Apucaraninha e outras quatro vigas de nove metros e 38 guarda-rodas para a estrutura do Rio Claro. A Prefeitura de Tamarana, por sua vez, responde pela contratação da empresa que será responsável por toda a obra – iniciativa que se encontra em fase inicial de licitação. O município estima investir R$ 183.141,46 na ponte do Rio Apucaraninha e mais R$ 177.871,89 na do Rio Claro. Ao todo, o valor que o Executivo local planeja desembolsar chega a R$ 361.013,35.

De acordo com Pepe Richa, o alargamento trará mais segurança para a travessia desses dois locais. "Já estive nas pontes em outra ocasião [agosto de 2017] e vi que a necessidade de ampliação é fundamental para que a comunidade possa trafegar em melhores condições de segurança e as máquinas agrícolas transitem com mais facilidade nesses pontos", afirmou o secretário.

O prefeito Beto Siena lembrou que já foram registrados acidentes fatais nesses trechos. Para ele, a iniciativa irá mudar a realidade dos moradores que passam pelas pontes. "A obra é a realização de um sonho de muitos tamaranenses. Estamos no trabalho de reconstruir a infraestrutura rural e urbana do município e, graças ao empenho do governador Beto Richa, do secretário Pepe Richa e do deputado estadual Tiago Amaral, esse projeto vai sair do papel. Com os trabalhos finalizados, vai ser possível a passagem simultânea de dois veículos nessas pontes", declarou o prefeito.

A presidente da Associação Comercial e Industrial de Tamarana (Acit), Anice Al Chaar Hirle, analisou que a ampliação das estruturas também beneficiará o empresariado local. "Queremos parabenizar o prefeito Beto Siena por mais essa conquista junto ao governo do estado. A gente entende que as melhorias na zona rural também refletem na cidade. E, como o agronegócio é a maior fonte de renda de Tamarana, é preciso ter facilidade de acesso da área rural para a urbana", disse ela.

Autoridades presentes – Participaram da agenda o chefe regional do Instituto das Águas do Paraná, Alex Ribeiro; o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem no norte do Paraná, Sergio Selvatici; secretários municipais; o presidente do Legislativo local, Tega Fabiano; os vereadores Anauto de Gouvea, Edson de Souza (Edinho do Mandassaia), Hector Siena, Luzia Suzukawa, Paulo Cesar da Cruz (PC) e Silvano de Oliveira (Silvano Verdureiro); e a gerente da Cresol na cidade, Silmara Vilela Serra.