Prefeitura Municipal de Tamarana | Projeto em escola do Jardim Juny dá destino correto para óleo de cozinha

Projeto em escola do Jardim Juny dá destino correto para óleo de cozinha

  Data da Publicação: 22/10/2018
Projeto em escola do Jardim Juny dá destino correto para óleo de cozinha

* Óleo de cozinha usado pode ser levado na escola de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h (Comunicação/PMT)

Estudantes de duas turmas (2º B vespertino e 3º B matutino) da Escola Municipal Professora Taeko Lima, do Jardim Juny, em Tamarana, deram início nos últimos dias a um projeto para coletar e dar destino ambientalmente correto para óleos de cozinha de origem animal ou vegetal utilizados pela comunidade. A ação está entre as iniciativas do Programa A União Faz a Vida, desenvolvido desde o começo do ano em parceria entre a Secretaria de Educação do município e a Sicredi Agroempresarial.

"Fizemos uma pesquisa na comunidade escolar e notamos que algumas pessoas reutilizam o óleo de cozinha para fabricar sabão, mas a maioria ainda joga o produto no ralo ou no lixo. Queremos conscientizar toda a população, a começar pelas crianças, que isso causa poluição tanto no solo quanto na água", explicou a professora responsável pelo trabalho, Silmara Ferroni.

O projeto também tem o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município. O titular da pasta, José Carlos dos Santos, estimou que, mensalmente, são gerados aproximadamente quatro mil litros de óleo de cozinha na zona urbana de Tamarana. "Apenas uma gota de óleo pode contaminar 10 litros de água. Por isso, o reaproveitamento desse material é muito importante", afirmou o secretário. A intenção dos responsáveis pela ação é torná-la permanente.

Recipientes com óleo de cozinha usado podem ser levados na Escola Municipal Professora Taeko Lima de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A unidade de ensino fica na Rua Francisco Antônio Rodrigues, s/n, Jardim Juny. O material será recolhido pela empresa Ita Resíduos, que é especializada nesse tipo de serviço. Os recursos obtidos através da iniciativa serão revertidos em melhorias para a própria escola. O telefone para mais informações é o 3398-1950.


Lucas Marcondes Araújo - Comunicação/PMT