Unidade de saúde de Tamarana é uma das três da região certificadas com selo prata de qualidade

Data da Publicação: 26/03/2018

* (Divulgação/Assessoria Tiago Amaral)

A equipe da Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Padre Carmel Bezzina, do Jardim Juny, em Tamarana, recebeu o selo prata de qualidade da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná em cerimônia realizada na última sexta-feira (23), em Londrina. Na ocasião, também foram certificadas outras 24 unidades de municípios da 17ª Regional de Saúde. O próprio secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, fez a entrega dos selos.

Além da UAPS de Tamarana, somente uma unidade de Cafeara e outra de Lupionópolis conquistaram o selo prata. As demais foram contempladas com o selo bronze. O prefeito Beto Siena e a secretária municipal de Saúde, Dalva Siena, estiveram com os profissionais da Carmel Bezzina na solenidade. "É uma conquista valorosa e a população também ganha com isso. Temos que agradecer muito à equipe da unidade do Jardim Juny", afirmou o prefeito.

De acordo com a titular da Saúde local, o processo pelo qual a UAPS passou é bastante criterioso. “Graças ao esforço da equipe, a unidade conseguiu cumprir com os mais de 100 itens que são exigidos na avaliação. É uma das poucas unidades que já está com o selo prata na região", destacou Dalva Siena.

Os selos de certificação fazem parte do Projeto de Tutoria que, por sua vez, integra o Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (APSUS) desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde. A secretária informou que a pasta tem analisado a possibilidade de inserir na iniciativa a outra Unidade de Atenção Primária à Saúde da zona urbana de Tamarana. "Estamos em estudos para ver se a UAPS Plínio Pereira de Araújo consegue aderir ao selo bronze".

Novo veículo – Ainda na Saúde de Tamarana, a secretaria recebeu nos últimos dias um novo automóvel para atender demandas diversas da pasta. Trata-se de um Ford Ka modelo 2018/2018 que foi adquirido por meio de uma emenda de R$ 35 mil do deputado federal Edmar Arruda – mais uma contrapartida de R$ 8.700 da administração municipal. Já é o segundo automóvel que vem para órgão nos últimos meses: em janeiro deste ano, uma nova ambulância foi integrada à frota da Saúde.