Prefeitura Municipal de Tamarana | Unidade de saúde oferece preventivo de colo de útero sem hora marcada

Unidade de saúde oferece preventivo de colo de útero sem hora marcada

Data da Publicação: 08/02/2019
Unidade de saúde oferece preventivo de colo de útero sem hora marcada

* Mulheres a partir de 25 anos (ou que tenham vida sexual ativa) podem procurar a UAPS às sextas-feiras, das 8h às 17h (Reprodução/Pixabay)

A Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Plínio Pereira de Araújo começou a ofertar nesta sexta-feira (8) exame preventivo de câncer de colo do útero – também conhecido como papanicolau – sem a necessidade de agendamento prévio. A ação será realizada durante todo o mês de fevereiro, sempre às sextas-feiras, das 8h às 17h*.

Mulheres a partir de 25 anos (ou que tenham vida sexual ativa) podem procurar a UAPS. Também tem sido disponibilizado agendamento de mamografia para o público-alvo de 50 a 74 anos. Para ser atendida, basta apresentar o cartão do SUS.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o exame preventivo é o principal método para identificar possíveis lesões precursoras e fazer o diagnóstico precoce da doença, que, segundo o Inca, é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

A Unidade de Atenção Primária à Saúde Plínio Pereira de Araújo fica na Rua Ubaldino de Sá Bittencourt, s/n, no Centro de Tamarana. O telefone para mais informações é o 3398-1983. A iniciativa espera atender 150 moradoras.

* Corrigida às 15h05 de 13/02/2019.