Vacinação contra gripe é prorrogada novamente

  Data da Publicação: 04/06/2018
Vacinação contra gripe é prorrogada novamente

* Grupos das crianças de mais de seis meses a menos de cinco anos está com cobertura vacinal abaixo do esperado (Reprodução/Agência de Notícias do Paraná)

O Ministério da Saúde adiou até o dia 15 de junho a campanha nacional de imunização contra a gripe. A medida, que vale para todo o Brasil, foi tomada pelo órgão federal na última semana devido a possíveis impactos causados nos serviços de saúde pela paralisação dos caminhoneiros.

Assim como em Tamarana, um dos grupos de risco do País cuja cobertura vacinal está abaixo do esperado é o das crianças com mais de seis meses a menos de cinco anos de idade. Além delas, quem também deve se vacinar são os idosos (mais de 60 anos), indígenas de seis meses de vida em diante, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias depois do parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis (tais como enfermidades respiratórias, cardíacas e renais) e de outras condições clínicas especiais, trabalhadores da área da saúde, professores das redes pública e privada de ensino, além das pessoas privadas de liberdade.

Em Tamarana, a vacina contra a gripe está disponível nas unidades de saúde do Centro e do Jardim Juny. As doses também são levadas para os postos de atendimento da zona rural em dias específicos da semana: no Assentamento Mandassaia, toda segunda-feira (9h-12h); já no Assentamento Água da Prata (Incra), às terças e sextas-feiras (8h-16h); às quartas-feiras, no Bairro dos Moreiras (9-12h) e, por fim, no Bairro Serraria, toda quinta-feira (9h-15h). Para se imunizar, é preciso apresentar a carteira de vacinação e o cartão do SUS.

 

Lucas Marcondes Araújo - Comunicação/PMT (com informações da Agência Saúde)