Boletim epidemiológico informa óbito por Covid-19 em Tamarana

Data da Publicação: 02/09/2020
Boletim epidemiológico informa óbito por Covid-19 em Tamarana

* Tamarana teve nove pacientes recuperados e outras cinco novas confirmações da doença desde segunda-feira (31) | Imagem: Divulgação/Secretaria de Saúde

O mais recente boletim epidemiológico da Secretaria municipal de Saúde informa um novo óbito de paciente infectada pela Covid-19. Trata-se de moradora da Terra Indígena Apucaraninha. Hospitalizada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na segunda-feira (31), a vítima de 55 anos faleceu no dia seguinte. Ela possuía comorbidades: diabetes, doença pulmonar, hipertensão e obesidade. O município registra seis mortes de residentes cujo diagnóstico apontou infecção pelo novo coronavírus.

Em comparação com o último boletim atualizado na íntegra – que saiu na segunda-feira (31) – o informe desta quarta-feira (02) apresenta cinco novos casos confirmados nos últimos dois dias. Outros nove tamaranenses se recuperaram do vírus durante o período. São cinco pacientes internados. A quantidade acumulada de confirmações desde março de 2020 é de 138.

Terra Indígena – A Secretaria municipal de Saúde participou de reunião remota nesta terça-feira (1º) em que foram debatidas ações para reforçar o combate à Covid-19 na Terra Indígena Apucaraninha. Durante o encontro, a pasta salientou novamente a necessidade de a comunidade kaingang permanecer em seu território e continuar barrar a entrada de população externa.

Além disso, a Saúde se colocou à disposição da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) para, dentro das obrigações que competem ao órgão municipal, atuar em demandas da Terra Indígena em relação ao novo coronavírus. Também estiveram na reunião membros da Fundação Nacional do Índio (Funai); Secretaria da Saúde do Paraná; 17ª Regional de Saúde; representantes da comunidade e da equipe de saúde local; Ministério Público Federal e integrantes das secretarias de Saúde e de Assistência Social de Londrina.

Registro profissional (MTB) 10.343/PR (jornalista)