Cemca faz passeata contra dengue em Tamarana

Data da Publicação: 10/03/2020
Cemca faz passeata contra dengue em Tamarana

* Ação envolveu alunos do período matutino do 6º, 7º e 8º ano do ensino fundamental, além do 1º ano do ensino médio | Foto: Comunicação/PMT

Dezenas de estudantes do Colégio Estadual Professora Maria Cintra de Alcântara (Cemca), de Tamarana, saíram em passeata por ruas da região central da cidade para alertar a população que o combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, não pode parar.

Afinal, somente neste ano, 20 tamaranenses já contraíram a doença, além de existirem outros 148 casos suspeitos, que aguardam confirmação por parte da Secretaria da Saúde do Paraná. Os dados, que têm sido compilados rotineiramente pela Secretaria municipal de Saúde, são relativos até o fim do último mês.

A mobilização ocorreu na manhã desta segunda-feira (09) e envolveu alunos do período matutino do 6º, 7º e 8º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio. O tema já havia sido trabalhado em sala de aula e, ao sair às ruas, os estudantes buscaram chamar ainda mais atenção da comunidade para o problema.

Além de ter percorrido vias movimentadas da região central, o grupo também entregou panfletos e colou cartazes em lojas e espaços públicos para reforçar o recado. O material foi feito pelos próprios adolescentes.

Professores, direção e funcionários do Cemca acompanharam a ação, que teve o apoio da Vigilância Sanitária, do Setor de Combate a Endemias do município e do destacamento da Polícia Militar em Tamarana.

Ocupar as ruas para alertar sobre a dengue também foi a estratégia adotada no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Criança Esperança, no último dia 27, quando, acompanhados de suas professoras, pequenos estudantes circularam pelo Jardim Juny, onde o CMEI está localizado, para passar o recado para moradores e ainda recolher resíduos descartados indevidamente no bairro.