Prefeitura Municipal de Tamarana | Deputados federais destinam mais de R$ 600 mil para Saúde de Tamarana

Deputados federais destinam mais de R$ 600 mil para Saúde de Tamarana

Data da Publicação: 12/08/2019
Deputados federais destinam mais de R$ 600 mil para Saúde de Tamarana

* Beto Siena se reuniu com Luísa Canziani no último dia 30: além dos R$ 330 mil garantidos para Saúde, deputada federal busca por recursos para pavimentação asfáltica (Divulgação/Assessoria Luísa Canziani)

Deputados federais do norte do Paraná estiveram em Tamarana nas últimas semanas para anunciar a destinação de recursos para o município e prestar contas sobre seus primeiros meses de trabalho em Brasília.

Ao lado do filho, que é parlamentar na Assembléia Legislativa do Paraná, Boca Aberta visitou a cidade no último dia 22. Eles participaram de encontro com o prefeito Beto Siena em seu gabinete. Ainda marcaram presença o vice-prefeito Sérgio Nakata, secretários municipais e vereadores.

“Recebemos o deputado federal Boca Aberta e o deputado estadual Boca Aberta Júnior em nossa cidade. E eles já vieram trazer R$ 300 mil para a Saúde”, destacou o prefeito, que ainda informou que o congressista assegurou esse montante através do Piso de Atenção Básica (PAB), que é voltado para ações na Saúde.

Também via PAB, a deputada federal Luísa Canziani anunciou o pagamento de R$ 330 mil a Tamarana durante visita em 30 de julho. A agenda com a parlamentar teve a participação do prefeito, o vice Nakata, secretários, vereadores e profissionais da Secretaria municipal de Educação. Os recursos viabilizados pelos congressistas – que, somados, alcançam a marca de R$ 630 mil – já estão na conta do município.

Luísa Canziani também indicou emenda de R$ 600 mil para pavimentação asfáltica. A intenção da gestão municipal é, quando a verba for transferida, empregá-la em ações como o asfaltamento de vias do Jardim Esperança que são de terra.

“A Luísa, além de trazer emendas para Tamarana, veio para mostrar que está empenhada pelo município. E deve brigar por mais recursos”, avaliou o prefeito Beto Siena.

PAB – O dinheiro transferido ao município por meio do Piso de Atenção Básica (PAB) pode ser utilizado para fortalecer a rede de atenção básica da Saúde local em ações como aquisição de equipamentos, pagamento dos salários dos profissionais da área e melhorias estruturais em unidades de atendimento à população.

Para saber detalhadamente como essas verbas têm sido aplicadas pela Saúde, o cidadão pode participar das audiências públicas quadrimestrais de prestação de contas da administração municipal. A próxima reunião com a comunidade está prevista para ocorrer no fim do setembro. A data, horário e o local serão comunicados posteriormente no próprio site da prefeitura e em edital no Jornal Oficial do Município de Tamarana (www.tamarana.pr.gov.br/diario-oficial).

Agenda em Brasília – De acordo com Beto, sua ida a Brasília que estava inicialmente programada para agosto ficou para setembro. A agenda na capital federal terá como foco tratativas com o Ministério da Educação a respeito da construção de uma nova escola em Tamarana. O prefeito também buscará saber em qual estágio se encontra a vinda de uma motoniveladora para encorpar a frota de máquinas.

Lucas Marcondes Araújo - Comunicação/PMT (com informações da assessoria de imprensa da deputada federal Luísa Canziani)