Estoque da vacina pentavalente também é reabastecido em Tamarana

Data da Publicação: 22/01/2020
Estoque da vacina pentavalente também é reabastecido em Tamarana

* Para a aplicação da dose, basta apresentar a carteira de vacinação e o cartão do SUS do bebê | Foto: Reprodução/Agência de Notícias do Paraná

Assim como ocorreu em todo o Brasil, a Secretaria municipal de Saúde também recebeu recentemente a reposição da vacina pentavalente. Foram enviadas 90 doses para Tamarana. Elas já se encontram à disposição dos pais que precisam levar seus filhos para serem imunizados nas unidades de atenção básica à saúde do município.

De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, a pentavalente deve ser aplicada quando a criança tem dois, quatro e seis meses de idade. A vacina protege contra a coqueluche, difteria, hepatite B, tétano, meningite e outras doenças causadas pela bactéria haemophilus influenzae tipo b. Para receber a dose, basta apresentar a carteira de vacinação e o cartão do SUS do bebê.

A pentavalente começou a faltar no País em meados do segundo semestre de 2019. À época, conforme o Ministério da Saúde, "lotes do laboratório pré-qualificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) [para a produção da vacina] foram reprovados no teste de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)". Diante disso, a reposição do estoque em municípios como Tamarana estava a ser realizada de forma racionada.