Famílias de Tamarana atingidas por vendaval receberão telhas, roupas e alimentos

Data da Publicação: 08/11/2017

* Em reunião com prefeito e vice, famílias atingidas por vendaval foram informadas sobre medidas prioritárias que têm sido tomadas pela administração municipal (Comunicação/PMT)

Os agentes comunitários de saúde de Tamarana saíram às ruas nesta segunda-feira (6) e realizaram um levantamento em toda a cidade para verificar quais moradores necessitam de ajuda humanitária após os estragos da forte tempestade do último sábado (4). Ao todo, são 138 famílias. A maioria delas é do Assentamento Bom Pastor. Pouco antes desse trabalho começar, representantes daquela comunidade se reuniram com o prefeito de Tamarana, Beto Siena, o vice-prefeito Sérgio Nakata e demais membros da administração municipal para tomarem conhecimento das medidas que a prefeitura já tem colocado em prática para atender a população.

Enquanto isso, o diretor de Operações da Defesa Civil de Tamarana, Arnaldo Oliveira, manteve contato durante todo o dia com representantes da Defesa Civil regional e estadual a fim de solicitar auxílio para os atingidos pelo temporal. Ficou definido que a Defesa Civil do Paraná irá enviar três mil telhas para o município nesta semana. Além disso, foram pedidos ao órgão 300 kits dormitório*, 10 rolos de lona de 4×100 metros e também 200 cestas básicas (quanto a este último número, trata-se de uma previsão inicial que poderá ser modificada).

Também nesta segunda, o Provopar de Londrina repassou principalmente alimentos e roupas para atender Tamarana. Ao mesmo tempo, pessoas do município e da região agiram de imediato e colaboraram intensamente por meio de uma série de doações. Desse modo, a Secretaria de Assistência Social decidiu suspender a campanha de arrecadação, já que há material suficiente para suprir as demandas prioritárias – e ainda serão recebidos os itens da Defesa Civil.

O trabalho de inserção de novos dados junto ao sistema da Defesa Civil estadual terá prosseguimento nesta terça-feira (7), pois, como lembrou o prefeito Beto Siena, informações consistentes é que darão condições de o município solicitar recursos e, porventura, decretar estado de emergência. “Não é simplesmente baixar um decreto [de um possível estado de emergência]. Tem toda uma sistemática dentro da Defesa Civil que temos que cumprir. A gente precisa fazer tudo dentro das exigências para poder pleitear recursos”, afirmou. Engenheiros civis vinculados à prefeitura já preparam laudos dos prédios públicos afetados pela tormenta e as secretarias municipais também calculam demais prejuízos que tiveram.

O serviço de corte e remoção das dezenas de árvores derrubadas pelos ventos continuou ao longo desta segunda. Servidores da prefeitura trabalharam em diferentes locais da cidade. A Copel emprestou um triturador de galhos ao município. O equipamento chegará a Tamarana nesta quarta-feira (8) e irá processar todos esses resíduos.

Risco de acidentes – A Prefeitura de Tamarana orienta a população a procurar auxílio de profissionais caso precise de reparos nos imóveis afetados pelo vendaval, pois já houve o registro de um acidente nesta segunda, quando um morador sofreu uma queda de um telhado. Apesar do susto, ele foi hospitalizado e passa bem.

* Cada kit dormitório tem um colchão de solteiro, um cobertor, um lençol, uma fronha e um travesseiro.