Neste sábado (30): tamaranenses terão UAPS à disposição para se vacinar contra sarampo

Data da Publicação: 28/11/2019

* Altamente transmissível, sarampo já infectou mais de 400 pessoas neste ano no Paraná. Vacina é a melhor forma de se proteger da doença | Foto: Agência de Notícias do Paraná

Os tamaranenses que estão com a vacina contra o sarampo desatualizada terão neste sábado (30) mais uma oportunidade para se proteger desta doença altamente transmissível que já contaminou 429 pessoas no Paraná em 2019*. Deste grupo de infectados, nove são de municípios da 17ª Regional de Saúde – área a qual Tamarana pertence.

O Dia D integra a campanha nacional de vacinação para combater o sarampo. A segunda etapa da iniciativa teve início em 18 de novembro e é focada em ampliar a cobertura vacinal do grupo de risco de 20 a 29 anos de idade.

Durante a data, a Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Plínio Pereira de Araújo, na região central, estará aberta das 8h às 17h. Pessoas de outras idades que não estiverem com a vacina em dia também serão atendidas. Os usuários têm de levar a carteira de vacinação e o cartão do SUS.

Esquema vacinal – Realizada em duas doses, a imunização contra o sarampo faz parte do calendário nacional de vacinação. A primeira dose é aplicada quando a criança faz um ano de idade. A segunda, aos 15 meses.

Quem tem de um a 29 anos e só recebeu uma dose deve completar esse ciclo. Se não tomou nenhuma das duas, não se lembra ou perdeu a carteira de vacinação, é necessário aplicar as duas doses.

Já para o público de 30 a 49 anos que não tomou nenhuma das duas doses, não se lembra ou perdeu a carteira de vacinação, é preciso somente uma dose.

Em pessoas maiores de 50 anos, a dose contra sarampo é indicada apenas quando ocorre bloqueio vacinal depois da exposição a casos de suspeita da doença ou confirmados.

Mais serviços no Dia D – Além de ofertar a melhor forma de proteção em relação ao sarampo, a unidade Plínio Pereira de Araújo estará aberta para atualizar demais vacinas da população. Ainda haverá atendimento por livre demanda destinado para as mulheres que precisam fazer o exame preventivo de câncer de colo do útero. Mais informações são dadas pela própria equipe da UAPS, no telefone 3398-1983.

* Dados do Informe Epidemiológico divulgado no último dia 20 pela Secretaria da Saúde do Paraná