Outubro Rosa em Tamarana atende mulheres por agendamento

  Data da Publicação: 01/10/2020
Outubro Rosa em Tamarana atende mulheres por agendamento

* Telefone da UAPS do Centro é o 3398-1983. Unidade do Jardim Juny é acionada no 3398-1987 | Foto: Reprodução/Pixabay

Através da rede de atenção básica à saúde, a Secretaria municipal de Saúde já deu início nesta semana às ações relativas ao Outubro Rosa em Tamarana.

Este ano, por conta da pandemia da Covid-19, as equipes das Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Padre Carmel Bezzina, no Jardim Juny, e Plínio Pereira de Araújo, no Centro, pedem que as mulheres liguem antes para agendar o exame preventivo contra o câncer de colo do útero (também conhecido como papanicolau).

O telefone da UAPS do Jardim Juny é o 3398-1987 e a unidade do Centro é acionada no 3398-1983. As duas funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Já na área rural, onde o fluxo de munícipes é menor, as pacientes podem, por livre demanda, procurar as unidades de saúde da região nos dias em que já há atendimento médico.

A oferta de papanicolau é para mulheres com mais de 25 anos (ou que já tenham vida sexual ativa). Para ser atendida, a usuária precisa apresentar o cartão do SUS (além de estar com máscara de proteção sobre o nariz e a boca).

O Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, alerta que, em 2020, o câncer de colo de útero deve ser o terceiro principal tipo de câncer diagnosticado em meio a novos casos da doença entre as mulheres brasileiras.


Lucas Marcondes Araújo - Comunicação/PMT
Registro profissional (MTB) 10.343/PR (jornalista)