Prefeito dá posse a professoras aprovadas em concurso público

  Data da Publicação: 01/11/2019
Prefeito dá posse a professoras aprovadas em concurso público

* Primeiras contratadas são para três unidades municipais de ensino. 'Ainda não é a quantidade ideal, mas a programação para o próximo ano é já entrar com novas contratações', projetou Beto Siena | Foto: Comunicação/PMT

O prefeito Beto Siena deu posse nesta sexta-feira (1º) para sete professoras aprovadas no concurso público 001/2019 realizado pela Prefeitura de Tamarana em julho deste ano. Elas começam a trabalhar de imediato na rede municipal de ensino. Os decretos de nomeação das docentes foram publicados na edição 1.321 do Jornal Oficial do Município de Tamarana (www.tamarana.pr.gov.br/diario-oficial).

Três educadoras tiveram como destino a Escola Rural Municipal Enes Barbosa, duas foram enviadas para o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Criança Esperança e duas passam a lecionar na Escola Municipal Professora Taeko Lima Almeida.

Outras duas profissionais convocadas pediram prorrogação para serem empossadas e, por isso, irão começar a atuar em um prazo de 30 dias. "A equipe [da administração municipal] conseguiu conduzir esse concurso público e, hoje, já estamos dando posse para um pessoal da Educação. Ainda não é a quantidade ideal, mas a programação para o próximo ano é já entrar com novas contratações", adiantou Beto.

"São pessoas que chegam para somar ainda mais com a Educação. Vão ser muito bem-vindas dentro da rede de ensino e tenho certeza que, mesmo na reta final do ano letivo, vão mostrar um excelente trabalho", afirmou a secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes, Maisa Nakata.

Segundo o prefeito, com a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil Adilson Siqueira dos Santos cada vez mais próxima, será necessário contratar mais professores. "Temos a abertura do CMEI ali no Jardim Europa, que é uma expectativa da comunidade, e também já temos uma demanda de crianças para aquele espaço", observou ele.

LRF e contratações – O prefeito pontuou que, pelo fato de o índice da folha de pagamento dos servidores do município se encontrar atualmente em 53,34% da receita corrente líquida (portanto, já dentro do limite prudencial e próximo do limite máximo de 54% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, a LRF), as primeiras contratações de aprovados pelo concurso público na área da Saúde estão previstas para 2020.

Os chamamentos na Educação, lembrou Beto, têm sido realizados porque ajudam justamente a reduzir custos com cargas suplementares executadas por educadores que já fazem parte do quadro da secretaria. Desse modo, conforme o gestor, há diminuição no percentual destinado para a folha de pagamento e o município fica mais próximo do equilíbrio fiscal que é exigido pela LRF.

Autoridades presentes – O ato de posse ocorreu no gabinete do prefeito e também contou com a presença do vice-prefeito Sérgio Nakata, da controladora do município, Cristina Seidler, e da equipe de assessoras pedagógicas da Secretaria municipal de Educação, Cultura e Esportes.


Lucas Marcondes Araújo - Comunicação/PMT