Prefeito representa Tamarana e região em congresso nacional de saúde

Data da Publicação: 05/08/2019
Prefeito representa Tamarana e região em congresso nacional de saúde

* Prefeito Beto Siena (de branco) ao lado do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (Divulgação/Cismepar)

O prefeito de Tamarana, Beto Siena, cumpriu extensa agenda em Brasília durante o XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. O chefe do Executivo local esteve na capital federal para apresentar demandas do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar), do qual é presidente. "O Cismepar saiu na frente. Teve boa representação dentro do congresso", informou Beto.

Entre os compromissos em Brasília, o prefeito participou de reunião com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta – ocasião em que também estiveram presentes deputados federais do Paraná, secretários de saúde de municípios paranaenses congregados no Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR) e presidentes dos consórcios públicos de saúde do estado. Os gestores e deputados debateram emendas da bancada do Paraná para alavancar o trabalho dos consórcios de saúde.

Beto Siena ainda marcou presença em um encontro entre consórcios intermunicipais de todo o Brasil e a Frente Parlamentar Mista da Saúde no qual se discutiu temas como a importância dos consórcios públicos de saúde para a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, o prefeito apresentou demandas próprias de Tamarana para parlamentares do Paraná. "A pauta com a [deputada federal] Luísa [Canziani] foi para tratar da liberação [da construção] de uma nova escola. Dentro do FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação], já temos uma proposta para isso", contou ele, que também se reuniu com os senadores Flávio Arns e Oriovisto Guimarães.

O XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde ocorreu de dois a cinco de julho. Beto Siena já planeja retornar a Brasília em agosto para, entre outros compromissos, buscar uma agenda no Ministério da Educação para avançar no projeto de construção de nova escola no município.

Lucas Marcondes Araújo - Comunicação/PMT (com informações do Cismepar)