Tamarana comemora novas máquinas para estradas rurais e caminhões para agricultura familiar

Data da Publicação: 03/07/2019

* Prefeitura de Tamarana desembolsou mais de R$ 70 mil em contrapartidas para compra do maquinário (Comunicação/PMT)

Tamarana ganhou reforços de peso para o trabalho de conservação das estradas rurais: as novidades são um britador móvel de cascalho e um caminhão prancha com caçamba. Para comprá-los, o município obteve recursos junto à Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento. O primeiro equipamento custou R$ 470 mil. O segundo, R$ 444 mil. A Prefeitura de Tamarana desembolsou R$ 71.096,57 em contrapartidas para poder adquiri-los.

A comunidade conheceu o novo maquinário em evento na última sexta-feira (28), na Praça da Matriz, quando também ocorreu o lançamento do serviço de ônibus gratuito do município. Autoridades locais e da região estavam presentes (entre elas, a chefe do Núcleo Regional da Casa Civil em Londrina, Sandra Moya; o chefe da regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento em Londrina, Antônio Carlos Barreto, e o deputado estadual Tiago Amaral).

O prefeito Beto Siena agradeceu ao apoio que a pasta estadual tem dado para Tamarana, além de destacar o papel do parlamentar para a vinda dos equipamentos. "O Tiago Amaral tem sido um grande parceiro do município em Curitiba e nos ajudou a conseguir recursos para o britador e o caminhão prancha", afirmou Beto.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Fernando Macedo, o maquinário irá otimizar os serviços executados pela prefeitura nas dezenas de quilômetros de vias rurais de Tamarana e reduzir despesas para os cofres públicos.

"Um britador móvel de cascalho gera uma economia muito grande. Além disso, tem a qualidade da estrada, que fica com pedras padronizadas", informou o secretário. "O caminhão vai ajudar muito o município a transportar máquinas de uma localidade para outra com maior facilidade, e evita que a gente tenha custos com frete. Ele ainda vai poder ser usado como basculante", completou Fernando Macedo.

Novos caminhões – Durante o evento, também foram apresentados o caminhão com baú refrigerado e o caminhão com carroceria que, por meio do programa Pró-Rural, o governo estadual adquiriu e repassou para serem geridos em parceria entre a Associação de Desenvolvimento Comunitário do Assentamento União Camponesa e a Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar de Tamarana e Região (Coocafat).

"Eles vão trabalhar com tudo que envolve [a criação de] frangos caipiras. Um para transportar frangos vivos e outro para levar do abate para o mercado. A gente quer modernizar a criação do frango caipira e gerar uma renda a mais para as famílias", explicou a gerente da Coocafat, Rose Ferreira. A iniciativa também abrange a construção de barracões em 19 propriedades rurais de agricultores familiares, em um investimento total de R$ 447.399,40 por parte do Pró-Rural.

"Qual é a forma mais rápida de agregar valor à produção? Entregando caminhão para ajudar no transporte, reduzindo custo e melhorando a renda que sobra para o produtor, e entregando máquinas e equipamentos para a manutenção das estradas rurais", avaliou Tiago Amaral.

A Coocafat ainda apresentou projeto ao deputado estadual Tiago Amaral para pedir apoio ao parlamentar para o desenvolvimento de uma linha de produtos da agroindústria que reaproveite sobras da lavoura.

Lucas Marcondes Araújo - Comunicação/PMT (com informações da assessoria de imprensa do deputado estadual Tiago Amaral)