Tamarana decreta luto oficial pelo falecimento de Zé Suzukawa

Data da Publicação: 11/11/2020
Tamarana decreta luto oficial pelo falecimento de Zé Suzukawa

* Shorou Suzukawa ao lado da esposa Sumako. Agricultor e comerciante, pioneiro também atuou em prol da comunidade em entidades como a Acret e o Rotary Club | Foto: Reprodução/Publicação 'A História e Os Pioneiros de Tamarana'

Um dos mais tradicionais pioneiros de Tamarana, Shorou Suzukawa, de 88 anos, faleceu nesta quarta-feira (11). Popularmente conhecido como Zé Suzukawa, ele vivia no município desde os anos 1960. Trabalhou na agricultura e, há décadas, comandava um dos mais antigos estabelecimentos de Tamarana, o Posto Coroados.

Ao longo de sua trajetória na comunidade, Seo Zé somou forças junto à entidades como a Associação Cultural, Recreativa e Esportiva de Tamarana (Acret), voltada à colônia japonesa, e ao Rotary Club local, além de ser membro atuante da Seicho-No-Ie.

Ele deixa quatro filhas. Entre elas, Luzia Suzukawa, atualmente vereadora no município. A esposa de Seo Zé, Sumako, já é falecida, assim como o filho Sérgio.

Em ato de pesar pela morte do pioneiro, o prefeito de Tamarana, Beto Siena, declarou luto oficial por três dias no município. A medida consta no decreto municipal 157/2020, publicado na edição 1.504 do Jornal Oficial (https://tamarana.pr.gov.br/diario-oficial).

Shorou Suzukawa teve complicações de saúde nos últimos dias, período em que passou hospitalizado em Londrina e constatou-se que ele também estava com Covid-19. Seu sepultamento ocorreu ainda nesta quarta-feira (11), no Cemitério Municipal José Bolotari, em Tamarana, após um cortejo fúnebre percorrer a cidade.

Registro profissional (MTB) 10.343/PR (jornalista)