Prefeitura Municipal de Tamarana | Unidade de saúde do Centro faz campanha de prevenção e combate de hepatites virais

Data da Publicação: 11/07/2019

* Testes rápidos para detecção das doenças são feitos na população sem necessidade de agendamento. Ação ocorre nas quintas-feiras de julho e teve início neste dia 11 (Comunicação/PMT)

A Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Plínio Pereira de Araújo, da região central de Tamarana, começou nesta quinta-feira (11) a campanha do Julho Amarelo. O objetivo é combater e prevenir as hepatites virais. As doenças, conforme o Ministério da Saúde, são silenciosas. Ou seja, nem sempre apresentam sintomas.

O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é em 28 de julho. Por isso, nas quintas-feiras deste mês, profissionais da unidade irão realizar testes rápidos na população (sem a necessidade de agendamento) para verificar possíveis casos das doenças. A equipe também irá checar se os usuários estão em dia com a vacina contra a hepatite B (que deve ser aplicada em três doses). O atendimento é das 8h às 17h.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, quando há sintomas, as hepatites virais podem se manifestar através de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C.

O telefone para saber mais sobre o Julho Amarelo na UAPS Plínio Pereira de Araújo é o 3398-1983.

Julho Amarelo no Juny* – A Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Padre Carmel Bezzina, do Jardim Juny, também terá ações neste Julho Amarelo.

A iniciativa começou nesta terça-feira (16), quando profissionais da UAPS atenderam usuários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Professora Sueli Dias de Paula Oliveira.

Além disso, nas quartas-feiras de julho, a começar por esta (dia 17), a equipe da unidade fará testes rápidos de hepatites virais (sem a necessidade de agendamento) e ainda irá verificar se os usuários estão com a vacina contra a hepatite B atualizada (ela deve ser aplicada em três doses).

O atendimento na UAPS é das 8h às 17h. Para mais informações, o telefone é o 3398-1987.

Lucas Marcondes Araújo - Comunicação/PMT (com informações do Ministério da Saúde)

Atualizada às 14h05 de 16/07/2019.