O município de Tamarana privilegiado pela sua localização, que num raio de 100 km podemos alcançar mais de 1milhão de habitantes tem atraído inúmeros visitantes por suas belezas naturais como montanhas, rios, cachoeiras, terras indígenas e o clima diferenciado por estar no norte do Paraná. A maior busca pelos visitantes são os esportes radicais: trilhas de motos e jipes, montain bike, trakking, rafting, parapente, rapel e outros. Tamarana conta com algumas pousadas rurais que oferece diferentes tipos de acomodações e atrativos e um hotel na cidade.
Destaque para as Reservas Indígenas e o Salto Apucaraninha, além das Estâncias, pousadas, recantos, além de inúmeras cachoeiras, cavernas, sítios arqueológicos e o clima que no inverno, na região serrana, pode ser considerada como “Campos do Jordão do Paraná”.
COM GRANDE ALEGRIA CONVIDAMOS Á TODOS OS CIDADÃOS PARA QUE SE PROGRAMEM E VENHAM PARTICIPAR DA
Conferência da Cidade de Tamarana de 2025 com o tema “CONSTRUINDO A POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO: CAMINHOS PARA CIDADES INCLUSIVAS, DEMOCRÁTICAS, SUSTENTÁVEIS E COM JUSTIÇA SOCIAL”.
A Prefeitura de Tamarana, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inicia nesta terça-feira (01), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2025.
As doses da vacina contra o vírus da gripe estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde Plínio Pereira de Araújo (Centro) e Padre Carmel Bezzina (Jd Juny).
Os grupos prioritários para a imunização incluem idosos 60+, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas. Além de povos indígenas, pessoas em situação de rua, trabalhadores de saúde e da educação, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores dos correios, a população e os funcionários do sistema prisional.
O dia D será em 10 de maio, onde as unidades de saúde estarão abertas durante todo o dia especificamente para a vacinação contra a gripe.
A atualização da dose de imunização contra a gripe é fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções do vírus da influenza nos grupos mais vulneráveis.
PREFEITURA DE TAMARANA DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA POR CAUSA DA DENGUE
Diante do atual cenário epidemiológico onde nota-se um expressivo aumento dos casos confirmados de dengue em Tamarana, e ainda o grande número de possíveis focos do mosquito encontrado no município, a Prefeitura de Tamarana decretou situação de emergência, no âmbito da saúde pública.
O decreto foi publicado no Diário Oficial do município desta última quinta-feira (20) (https://tamarana.pr.gov.br/…/Edicao-2122-de-20.03.2025.pdf ). A vigência do decreto é de 90 dias, podendo ser prorrogado caso a situação continue.
Considerando ainda o artigo 4º do presente decreto, fica a secretaria de saúde autorizada a requisitar pessoal, veículos, equipamento e insumos dos demais órgãos da administração pública municipal.
Atualmente, Tamarana conta com 105 casos confirmados de dengue e outros 121 casos estão investigação pelo Setor da Vigilância Epidemiológica do município.
A Secretaria de Saúde declarou nesta sexta-feira (14) situação de epidemia de dengue em Tamarana devido ao aumento do número de casos. De janeiro até o momento, o município contabiliza mais de 350 notificações e 44 casos confirmados da doença. O número de casos confirmados pode aumentar significativamente, pois ainda há perto de 187 casos em investigação.
Os dados do último LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti) realizado no mês de janeiro aponta uma infestação de 4,3% do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, acima do preconizado pelo Ministério da Saúde (1%).
EPIDEMIA – Epidemia é a manifestação coletiva de uma doença que rapidamente se espalha, por contágio direto ou indireto, até atingir um grande número de pessoas em um determinado território e que depois se extingue após um período.
ALGUMAS MEDIDAS DE COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE:
Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
Não jogue lixo em terrenos baldios.
Se forem guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.
Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
Se forem guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.
Convoque seus vizinhos, sua comunidade, amigos e parentes a se unirem, nesta força tarefa de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti. Juntos, somos mais fortes que o mosquito!
A Secretaria Municipal de Saúde de Tamarana, realiza, no dia 26 de fevereiro, às 10h, na Câmara Municipal, a Audiência Pública de Prestação de Contas referente ao terceiro quadrimestre de 2024.
O evento atende à Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina a transparência na gestão dos recursos públicos, permitindo que a população acompanhe e avalie os investimentos e ações desenvolvidas pela pasta.
Durante a audiência, serão apresentados o Demonstrativo de Execução Físico Financeiro do período, incluindo gastos com atendimentos, infraestrutura, aquisição de medicamentos e demais serviços prestados à comunidade.
A Prefeitura de Tamarana, por meio das secretarias de Saúde, de Meio Ambiente e de Obras, inicia, na próxima quinta-feira, 13, o mutirão de limpeza contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e zika vírus.
De início os Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde passarão entregando sacos de lixos e o cronograma do mutirão com as datas em que o caminhão recolherá os possíveis criadouros do mosquito. Na sequência o caminhão da prefeitura passará em cada bairro recolhendo eletrodomésticos usados, garrafas pets, pneus e vasilhames, entre outros objetos que possam acumular água.
É importante que cada morador fique atento à data em que o caminhão passará na sua rua e retire o entulho no dia anterior ou no mesmo dia, antes das 8 horas, para que possa ser recolhido.
O objetivo do mutirão é conscientizar a população sobre os perigos da doença, que pode matar, e fazer com que todos ajudem no combate por meio de medidas simples, como o descarte correto dos materiais que podem acumular água.
Confira o cronograma do mutirão logo abaixo:
13/02 (5ª feira): São Roque, Enes Barbosa e Manoel Batista Vieira (entrega dos sacos de lixos e cronograma com os dias que o caminhão irá recolher os criadouros)
14/02 (6ª feira): Cristo Rei e Sebastião de Moura Tresse (entrega dos sacos de lixos e cronograma com os dias que o caminhão irá recolher os criadouros)
17/02 (2ª feira): São Roque, Enes Barbosa e Manoel Batista Vieira. (Coleta dos criadouros pelo caminhão)
17/02 (2ª feira): Centro e Chácara Leão do Norte (entrega dos sacos de lixos e cronograma com os dias que o caminhão irá recolher os criadouros)
18/02 (3ª feira): Cristo Rei e Sebastião de Moura Tresse. (Coleta dos criadouros pelo caminhão)
18/02 (3ª feira): Vila Siena, Bom Pastor e Jardim Europa (entrega dos sacos de lixos e cronograma com os dias que o caminhão irá recolher os criadouros)
19/02 (4ª feira): Centro e Chácara Leão do Norte (Coleta dos criadouros pelo caminhão)
20/02 (5ª feira): Vila Siena, Bom Pastor e Jardim Europa (Coleta dos criadouros pelo caminhão)
21/02 (6ª feira): Jardim Juny e Jardim Esperança (entrega dos sacos de lixos e cronograma com os dias que o caminhão irá recolher os criadouros)
24/02 (2ª feira): Jardim Juny e Jardim Esperança (Coleta dos criadouros pelo caminhão)