CAMPANHA SETEMBRO AMARELO 2023: SE PRECISAR, PEÇA AJUDA!

Durante o mês de setembro, Tamarana contará com ações para conscientizar a população sobre a prevenção de suicídio. A programação contará com rodas de conversa nas unidades de saúde, distribuição de folhetos informativos, sensibilização dos profissionais de saúde e uma caminhada ao final do mês para finalização das atividades.

Participe conosco, divulgue a campanha entre os seus amigos e nos ajude a salvar vidas! Acesse www.setembroamarelo.com e confira todo o material disponível.

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. São registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos, de acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019.

No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo. Em 2023, o lema é “SE PRECISAR, PEÇA AJUDA!”.

O acolhimento dessas pessoas e seus familiares é uma estratégia de atenção fundamental para a identificação das necessidades assistenciais, alívio do sofrimento e planejamento de intervenções medicamentosas e terapêuticas, se e quando necessárias, conforme cada caso.

Os indivíduos em situações de crise podem ser atendidos em qualquer serviço da Rede de Atenção Psicossocial, formada por várias unidades com finalidades distintas, de forma integral e gratuita, pela rede pública de saúde.

Considerando a relevância das estratégias para fortalecimento da saúde mental, segue o calendário de atividades propostas para esse mês de setembro:

✅ 13/09, 20/09 e 27/09, das 13:30h às 14h – Abordagem no salão de espera da UAPSF Padre Carmel Bezzina, com a psicóloga Ingrid Rostirolla.

✅ 18/09 e 20/09, das 09h às 10h – Roda de Conversa da psicóloga Ingrid Rostirolla com os Idosos participantes do grupo “Vida Ativa”;

✅ Todas as quintas-feiras, às 8h – Abordagem no salão de espera da UBS Plínio Pereira de Araújo, com a psicóloga Cintia Crochiquia.

✅ Disponibilidade da Caixinha Setembro Amarelo na UBS Plínio Pereira de Araújo.

✅ 15/09 e 22/09, das 10h às 10:50h – Roda de conversa da psicóloga Cintia Crochiquia com Grupo Terapêutico de Adolescentes.

✅ 22/09, às 13h – Roda de conversa da psicóloga Cintia Crochiquia com os idosos da Instituição de Longa Permanência São Roque.

✅ 29/09, às 14h – Caminhada pela Saúde Mental. Saída da praça central com destino ao Centro Social Urbano. Fechamento da campanha com dinâmica entre os participantes da caminhada.

#prefeituradetamarana

#secretariadesaude