CASOS DE DENGUE EM TAMARANA CHEGAM A 123 E O MUNICÍPIO ENTRA EM SITUAÇÃO DE EPIDEMIA DA DOENÇA.

De acordo com o Boletim Semanal da Dengue desta quarta-feira (14), Tamarana chegou aos 123 casos de dengue confirmados no atual Ciclo Epidemiológico que teve início em 31 de Julho de 2022 a vai até 29 de Julho deste ano. Com o resultado e de acordo com a equipe de vigilância epidemiológica da 17ª Regional de Saúde o município passa para o grupo de municípios que se encontram em situação de EPIDEMIA da doença.

Desde o início do atual ciclo foram 733 notificações, sendo que 36 ainda aguardam coleta e/ou resultados de exames, o que pode aumentar ainda mais o número de casos confirmados. Os dados do último LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti) realizado no mês de Maio aponta uma infestação de 1,3% do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, acima do preconizado pelo Ministério da Saúde (1%).

Diante da atual situação, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde reforça a necessidade da população adotar medidas no combate ao mosquito transmissor da doença:

* Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.

* Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.

* Não jogue lixo em terrenos baldios.

* Se forem guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.

* Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.

* Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.

* Se forem guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.

* Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.

* Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.

* Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.

Convoque seus vizinhos, sua comunidade, amigos e parentes a se unirem, nesta força tarefa de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti. Juntos, somos mais fortes que o mosquito!