A Secretaria Municipal de Saúde de Tamarana realizou, entre os dias 06 e 10 de janeiro, o primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2025. A ação visa produzir informações sobre o vetor das arboviroses pela identificação, coleta e análise de larvas e pupas de Aedes aegypti.

Os Agentes de Combate a Endemias (ACEs) vistoriaram cerca de 233 imóveis para coletar as amostras que posteriormente são avaliadas pela equipe. Após análises foi constatado um total de 10 focos positivos, o que corresponde a um índice de 4,3%, colocando Tamarana em alto risco para infestação do Aedes aegypti.

O LIRAa é um método de amostragem realizado em todos os municípios brasileiros. É uma importante ferramenta para mapear as regiões da cidade onde o Aedes aegypti está presente, traçando assim as estratégias para controle do vetor.

Quatro vezes por ano, os agentes de endemias (ACEs) fazem o LIRAa para verificar o índice de infestação do Aedes aegypti. O objetivo desse monitoramento é identificar as áreas de maior circulação do mosquito e os tipos de depósitos mais comuns, permitindo uma abordagem mais eficaz para o controle da infestação. Com isso, é possível direcionar as informações de prevenção e alertar a população sobre onde está o foco de água parada, que é mais perigoso e tem maior risco de proliferação dos mosquitos.

Vale lembrar que em 2024, Tamarana enfrentou uma epidemia de dengue, com o registro de 2.263 casos da doença e infelizmente dois pacientes residentes do município vieram a óbito pela doença.

A LUTA CONTRA A DENGUE É DE TODOS: FAÇA A SUA PARTE! ACABE COM OS POSSÍVEIS FOCOS DE MOSQUITOS!

ALGUMAS MEDIDAS A SEREM TOMADAS:

#prefeituradetamarana

#secretariadesaude

#tamaranalivredadengue

Pular para o conteúdo